Quando a velocidade é a sua prioridade, o transporte aéreo de mercadorias é a solução.
Neste mundo onde necessitamos tudo para ontem, o meio aéreo é a solução ideal para transportar carga através do país – ou do planeta – de forma rápida e segura.
Permite aos expedidores responder aos clientes e às exigências do mercado da forma mais rápida e simples. Por exemplo, quando um componente de uma linha de montagem automóvel se avaria e toda a linha tem de parar, é com recurso ao transporte aéreo que a peça de substituição é transportada, pela rapidez de transporte, considerando os custos de uma paragem total de produção numa linha de montagem.
É o tipo de transporte que as empresas farmacêuticas estão a utilizar neste momento para enviar vacinas, imunizações sensíveis à temperatura, para todo o mundo. E é o meio que os grandes retalhistas utilizam para colocar produtos eletrónicos de alto valor e de alta procura nas suas prateleiras com a maior rapidez possível.
O transporte aéreo é uma parte crítica da operação de uma cadeia de fornecimento eficiente.
A menos que o custo seja um fator decisivo (já abordaremos esta questão) o transporte aéreo tem vários benefícios sobre o transporte terrestre ou marítimo.
Exceto em condições meteorológicas extremas, o transporte aéreo é o meio de transporte mais rápido.
No transporte aéreo, tem a opção de levar a sua carga para onde ela precisa, no mesmo dia.
Não só o transporte aéreo é rápido, como é preciso. Os voos para transporte de mercadorias partem e chegam em horários definidos e seguem estes horários precisos, com raríssimas exceções.
O transporte aéreo é a escolha mais segura para o transporte de mercadorias sensíveis ou de elevado valor.
A carga é verificada e é acompanhada de perto, com menos intervenientes no processo.
A menos que o avião esteja a enfrentar condições meteorológicas adversas, o transporte aéreo de carga é mais suave do que o transporte por camião ou marítimo. A probabilidade de danos acidentais à sua mercadoria é reduzida significativamente.
Existem cerca de 17.600 aeroportos comerciais no mundo, mas apenas 885 portos ativos. Isto significa que a entrega final é mais longa para cargas transportadas por via marítima do que por via aérea.
Para alguns destinos remotos as cargas poderão demorar dias ou semanas a chegar, utilizando o transporte marítimo. Se um ponto de entrega não estiver próximo de um desses 885 portos, pode demorar ainda mais tempo, com a necessidade de um meio de transporte adicional para fazer chegar a carga ao destino final. Todos este fatores aumentam o risco de dano, roubo ou perda.
Por outro lado, os aeroportos internacionais podem colocar a sua carga num camião ou num avião local mais pequeno, logo após a aterragem. Isto abre mais opções de transporte para se manter no caminho certo para a entrega.
Sim, o transporte aéreo é mais caro no início. Mas há vários fatores que a tornam mais rentável a longo prazo.
98% das empresas dizem perder pelo menos 100.000 dólares por cada hora de paragem. O custo do transporte aéreo para uma peça de reparação ou substituição não é nada comparado com o valor perdido com a interrupção da produção.
O transporte aéreo precisa de embalagens menos pesadas e raramente precisa de ser armazenado num contentor. Os seus custos de embalagem são mais baixos e o aluguer de contentores não é necessário.
Há também menos despesas gerais com o transporte aéreo. Como o seu transporte é expedito, não há necessidade de armazenamento da mercadoria. Um camião ou carrinha apanham-na no aeroporto e levam-na para o seu destino final.
Quando a carga é transportada por via marítima, as horas de chegada não são tão previsíveis como as do transporte aéreo. Os carregamentos podem chegar antes da hora prevista e antes de o destinatário estar pronto para os receber.
Como pensamos ter bem ilustrado, há muitas vantagens na opção pelo transporte aéreo de mercadorias, mas escolher o parceiro logístico certo é a única forma de maximizar esses benefícios.
Necessita de um parceiro logístico fiável, que compreenda a importância da sua carga e que a leve para onde precisa dela, quando dela precisar.
Na WLP – WorldWide Logistics Portugal trabalhamos 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.